História

O culto local a Nossa Senhora poderá ter tido início numa primitiva e muito antiga ermida. Foi encontrada a bula original do papa Urbano VIII, passada em 5 de Fevereiro de 1629, pelo qual era concedida indulgência plenária perpétua aos fiéis, que “visitassem a Senhora na Sua Capela” no dia primeiro de Maio, bem como outras indulgências parciais nos dias da Assunção, Expectação, Visitação e Natividade.

Um documento, com data de 1746, faz menção ao sino da ermida que tinha uma inscrição de 1390 com as palavras Maria e José.

Foi com a autorização do Bispo de Lamego, que a antiga ermida de Nossa Senhora da Ajuda foi cedida a frei Francisco dos Remédios, da Ordem dos Frades Descalços de Santo Agostinho, que ficou com o encargo da assistência espiritual ao povo e de o recolher em tempos de guerra. A mesma Ordem obteve a autorização do rei D. João V, para a edificação de um convento, esta licença data de 17 de Dezembro de 1746. Junto à igreja ainda se conseguem ver as ruínas do antigo convento.

A Ermida de Nossa Senhora da Ajuda começou a ser reconstruída em meados do séc. XVIII, mas só ficou concluída a 6 de Setembro de 1900.

Galeria

Não existe galeria disponível para este santuário.






© 2013, Associação de Reitores dos Santuários de Portugal.
Todos os direitos reservados